quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Dica cultural

Bia Bedran tem um repertório excelente tanto musical, quanto em literatura , ministra também palestras e oficinas para profissionais da educação, vale a pena conferir! Pode ser um bom material para ser utilizado com as crianças. Aí vai um pouquinho sobre ela.

BIA BEDRAN é Mestre em Ciência da Arte pela UFF (Universidade Federal Fluminense), professora da UERJ, graduada em Musicoterapia e Educação Artística, cantora, compositora, contadora de histórias e escritora.Integrante do Quintal Teatro Infantil de 1973 até início dos anos 80 e do Grupo Musical “Bloco da Palhoça”, onde mesclava composições suas com uma profunda pesquisa de ritmos e gêneros musicais do Folclore Brasileiro. Apresentou os programas “Canta-Conto” e “Lá vem História”, TVBrasil/RJ e TV Cultura de S.P., nas décadas de 80 e 90.Com mais de 35 anos de carreira dedicados ao público infantil, Bia Bedran escreveu 10 livros e gravou 8 cds com histórias populares e canções de sua autoria. Também lançou 2 DVDs gravados ao vivo, ” Histórias de um João de Barro”, uma homenagem aos 100 anos de Braguinha em 2007, e ” Cabeça de Vento”, em 2010. Nos últimos anos, viaja pelo Brasil participando de eventos culturais e congressos, levando seus espetáculos para diversos palcos em teatros, escolas e praças públicas.

Palestras

AULA/ESPETÁCULO – A ARTE DE CANTAR E CONTAR HISTÓRIAS

A Aula/Espetáculo “A Arte de Cantar e Contar Histórias” aborda técnicas sobre essa arte milenar, apresentando canções e histórias de Bia Bedran, do folclore brasileiro e de autores ligados à arte, à educação e à música.
O trabalho envolve dinâmicas, jogos de expressão corporal e exercícios de sensibilização através da prática do cantar, do ouvir do pensar e do sentir, com um repertório criativo de contos populares, poemas, contos e canções autorais, brinquedos cantados e músicas folclóricas brasileiras.
A partir de seu vasto material musical registrado em 08 CDs dedicados à criança, Bia propõe atividades que mexem com o potencial criador do educador, transformando-o num multiplicador que repassa as idéias recriando-as numa nova visão, pessoal e única.
Bia Bedran também demonstra técnicas de utilização de bonecos, adereços e pequenos elementos cênicos que dão vida ao texto das histórias, favorecendo o contato da criança com o livro.
Enfim, pretende-se que o professor a partir do material oferecido, inicie a sua própria pesquisa de conteúdos dentro da literatura e da música para crianças.
Público alvo: Arte-educadores, professores, estudantes da área de educação, recreadores, contadores de histórias, auxiliares de creche, coordenadores, professores de educação física, professores de música.

Se quiser conferir mais, aí esá o site oficial da artista: 

http://biabedran.com.br/

sábado, 24 de dezembro de 2011


Choque de Amor em Juiz de Fora!

O amor é natural, mas precisa ser estimulado para se manter vivo na consciência e ativo em atitudes do dia-a-dia.
O movimento de realizar choques de amor pelas cidades nasce da necessidade de estarmos mais integrados. Assim, ampliar as formas de acesso ao amor incondicional e essencial à nossa existência, amor este constante e universal.

Por meio de um simples encontro de pessoas é possível acessar e despertar o amor, nos abastecendo e proliferando para outros, que muitas vezes se esquecem de sua verdadeira natureza e do imenso potencial de amar que todos nós possuímos.
Este grupo é destinado aos movimentos de Choque de Amor na cidade de Juiz de Fora-MG e todos são bem-vindos a participar, se manifestar e co-criar este acesso ao amor!

É um espaço livre para nos abastecermos de amor, compartilhar sonhos e trocar experiências, dificuldades e conquistas nesta caminhada.
Para nos recordar de como amar, de quem somos e do porquê de estarmos aqui agora, neste momento de transição do planeta.

Os encontros dos choques de amor serão desenhados e planejados por todos nós, porém teremos um grupo de FocalizAmores que estará mais ativamente se encontrando e facilitando estes movimentos. Este grupo não é fixo e todos que sentirem o chamado podem transitar e participar.
Que estejamos cada vez mais unidos com nosso poder de criação e transformação.
Somos um.


Vamos fazer todos juntos!

Gratidão!
que tenhamos um 2012 repleto de amor!
Leila Miana

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

DICA: EDUCAÇÃO GAIA

Educação Gaia é um curso inovador que incentiva os participantes a desenharem sua atuação no mundo para gerar processos sustentáveis. Oferece um espaço de convivência e experiência de transição em quatro dimensões – Social, Econômica, Ecológica e Visão de Mundo –, estimulando a responsabilidade individual e a ação coletiva. Sua metodologia baseia-se na necessidade da reflexão teórica aliada à experiência prática, incluindo aulas expositivas, dinâmicas vivenciais, saídas de campo, trabalhos em grupo sobre estudos de caso e estágios em instituições compromissadas com a sustentabilidade.

Lançado em 2005 e hoje presente em 20 países, o curso segue o currículo elaborado pelo GEESE – Global Ecovillage Educators for a Sustainable Earth – e obteve o endosso do Instituto para Treinamento e Pesquisa da ONU, que o reconheceu como contribuição oficial à Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2004-2014).

Atualmente realizado em seis estados brasileiros, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro o curso é coordenado pela ONG Terra Una – entidade que atua junto à temática de novos caminhos para a sustentabilidade. No Rio, esta é a terceira edição realizada em parceria com o Jardim Botânico e a Escola Nacional de Botânica Tropical, com apoio de outras instituições.


http://www.gaiabrasil.net

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dia mundial de combate à Aids



Pensei um pouco antes de escrever este pequeno texto. Mas o blog está aí, vivo como já dissemos uma vez,  e é para ser lido por pessoas que são ligadas à área de educação, em sua maioria, apesar de que todos são muito bem vindos!
 É do conhecimento de todos que hoje, é um dia em que diversos países dão algum espaço para discutir a questão da Aids. Há algum tempo atrás, talvez pela novidade que tal doença causou, era mais frequente  na mídia,  campanhas de prevenção e combate à doença. Atualmente, já não dão tanta importancia ao assunto. As campanhas de prevenção e orientação, estão cada vez menores e centradas em algumas datas específicas, como por exemplo, no carnaval. Porém,  nas vésperas da comemoração do Dia Mundial de Combate contra a Aids, nesta quinta-feira (1), o Ministério da Saúde divulga que o Brasil tem hoje 608.230 casos registrados. Em 2010, foram notificados 34.218 casos da doença com taxa de incidência de 17,9 casos por 100 mil habitantes. Diante deste contexto, o que nos preocupa é como as pessoas estão convivendo com a questão do hiv nos dias atuais. Como educadores ou futuros educadores, temos a função de esclarecer junto a nossos educandos e demais pessoas envolvidas, várias questões, inclusive ligadas à saúde. Uma delas, acredito eu, é relacionada ao vírus do hiv. Muitas vezes, iremos lidar com adolescentes e jovens e é de vital importancia, termos noções claras sobre o risco desta epidemia junto à esta faixa etária, e poder fazer trabalhos de conscientização constante para com os mesmos. Não basta esperarmos dos poderes públicos que exerçam esta tarefa. O trabalho de divulgação da Aids não pode ser pontual, ou seja, realizado em datas específicas, mas as campanhas devem ser contínuas, para formarem gerações conscientes. Daí, nosso papel de educador: saber educar para a vida, em sua totalidade. Sem falsos moralismos, mas conscientes de que o respeito pelo próximo, é o espaço fundamental para a conscientização.Esperamos que cada pessoa possa refeltir sobra esta questão. Não bastam discursos longos ou campanhas curtas. É preciso mudança de atitude. Primeiro, a prevenção. Saber prevenir-se ainda é o melhor remédio. Caso a pessoa já seja portadora, deve passar pelo processo de aceitação de sua condição e também ter acesso ao tratamento o mais breve possível, o que melhora consideravelmente a qualidade de vida. Mas acima de tudo, deve partir dos poderes públicos e da sociedade em geral, o respeito pela populção portadora do vírus hiv, em toda sua totalidade de ser humano. E nós, como profissionais da educação,  somos responsáveis, queiramos ou não, por este processo de conscientização da sociedade contra o preconceito e desrespeito a esta parcela da população.



Por Márcio Luiz Domingues

Aluno do Curso de Pedagogia da UFJF


Referências:

pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_de_combate_à_AIDS 
noticias.terra.com.br/brasil/