quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Dica cultural

Bia Bedran tem um repertório excelente tanto musical, quanto em literatura , ministra também palestras e oficinas para profissionais da educação, vale a pena conferir! Pode ser um bom material para ser utilizado com as crianças. Aí vai um pouquinho sobre ela.

BIA BEDRAN é Mestre em Ciência da Arte pela UFF (Universidade Federal Fluminense), professora da UERJ, graduada em Musicoterapia e Educação Artística, cantora, compositora, contadora de histórias e escritora.Integrante do Quintal Teatro Infantil de 1973 até início dos anos 80 e do Grupo Musical “Bloco da Palhoça”, onde mesclava composições suas com uma profunda pesquisa de ritmos e gêneros musicais do Folclore Brasileiro. Apresentou os programas “Canta-Conto” e “Lá vem História”, TVBrasil/RJ e TV Cultura de S.P., nas décadas de 80 e 90.Com mais de 35 anos de carreira dedicados ao público infantil, Bia Bedran escreveu 10 livros e gravou 8 cds com histórias populares e canções de sua autoria. Também lançou 2 DVDs gravados ao vivo, ” Histórias de um João de Barro”, uma homenagem aos 100 anos de Braguinha em 2007, e ” Cabeça de Vento”, em 2010. Nos últimos anos, viaja pelo Brasil participando de eventos culturais e congressos, levando seus espetáculos para diversos palcos em teatros, escolas e praças públicas.

Palestras

AULA/ESPETÁCULO – A ARTE DE CANTAR E CONTAR HISTÓRIAS

A Aula/Espetáculo “A Arte de Cantar e Contar Histórias” aborda técnicas sobre essa arte milenar, apresentando canções e histórias de Bia Bedran, do folclore brasileiro e de autores ligados à arte, à educação e à música.
O trabalho envolve dinâmicas, jogos de expressão corporal e exercícios de sensibilização através da prática do cantar, do ouvir do pensar e do sentir, com um repertório criativo de contos populares, poemas, contos e canções autorais, brinquedos cantados e músicas folclóricas brasileiras.
A partir de seu vasto material musical registrado em 08 CDs dedicados à criança, Bia propõe atividades que mexem com o potencial criador do educador, transformando-o num multiplicador que repassa as idéias recriando-as numa nova visão, pessoal e única.
Bia Bedran também demonstra técnicas de utilização de bonecos, adereços e pequenos elementos cênicos que dão vida ao texto das histórias, favorecendo o contato da criança com o livro.
Enfim, pretende-se que o professor a partir do material oferecido, inicie a sua própria pesquisa de conteúdos dentro da literatura e da música para crianças.
Público alvo: Arte-educadores, professores, estudantes da área de educação, recreadores, contadores de histórias, auxiliares de creche, coordenadores, professores de educação física, professores de música.

Se quiser conferir mais, aí esá o site oficial da artista: 

http://biabedran.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário