sábado, 5 de novembro de 2011

ABORDAGEM HUMANISTA NA PEDAGOGIA

TENDÊNCIAS ANTI-AUTORITÁRIAS
(Leila Miana, Letícia Alves, Maíra Saporetti, Simone Silva)

Existem três grupos de entendimento da educação na sociedade: educação como redenção, educação como reprodução e educação como transformação.
As tendências anti-autoritárias, se enquadram na ideologia de que a educação possui caráter transformador na sociedade e surgem de movimentos em oposição à escolas tradicionais.
As teorias anti-autoritárias recusam o exercício de poder e voltam-se para uma educação em liberdade e para a liberdade.
 A pedagogia de caráter humanitário espera que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos, num sentido libertário e auto-gestionário, ou seja, a função da instituição escola é de estimular a busca pelo aprendizado em seus alunos.
O método de ensino utilizado pelas Pedagogias Libertárias, portanto, acontece na vivência grupal, onde alunos e professores convivem em equilíbrio, preservando e valorizando as diferenças e individualidades do ser.
Os conteúdos e as matérias que podem ser transmitidas no ambiente escolar são colocadas à disposição do aluno sem que exista a obrigação de cursá-las, porque o que realmente é importante para estas linhas de pedagogia é o conhecimento que resulta das experiências vividas pelo grupo envolvido.

A pedagogia libertária considera desde o início a ineficácia e a nocividade de todos os métodos à base de obrigações e ameaças. Nesse sentido, o professor deve se por a serviço do aluno sem impor suas concepções e idéias, sem fazer do aluno um "objeto", ele deve se misturar ao grupo para uma reflexão em comum.
Toda essa liberdade de decisão tem um sentido bem claro. Se um aluno resolve não participar, o faz porque não se sente integrado, mas o grupo tem responsabilidade sobre esse fato e tem que colocar a questão em discussão. O critério de relevância do saber é seu possível uso prático. Por isso mesmo não faz sentido qualquer tentativa de avaliação da aprendizagem, ao menos não em termos de conteúdo. (Wikipedia)

As tendências pedagógicas aqui tratadas abrangem quase todas as tendência anti-autoritárias em educação, dentre elas a anarquista, a psicanalista, a dos sociólogos e também a dos professores progressistas, são elas:

·                     Teoria anarquista ou libertária (sociológica)
Representantes: Freinet, Bakunin, Ferrer, (Brasil-Tragtenberg, José Oiticica e Silvio Gallo).
Um dos principais objetivos da pedagogia libertária é preparar os indivíduos para a vivência plena da liberdade. Para isso, desenvolve a autonomia, a responsabilidade, o respeito, a solidariedade, a cooperação e a criatividade nos educandos. Assim, além de estabelecer novas formas de relações interpessoais, é também um instrumento de luta para a superação das condições de exploração que sustentam nossa sociedade. Para essa teoria a educação mostra os limites da escola como instituição disciplinadora e burocrática e as possibilidades da autogestão pedagógica como iniciação à autogestão social. A burocracia escolar é poder, repressão e controle.

·                     Teoria Institucional (sociológica)
Representantes: Lobrot
Estende o conceito de instituição a partir do caráter dinâmico de qualquer agrupamento humano, destaque para o sentido de organização instituinte, capaz de revelar as contradições do processo de se fazer, vencer a inércia do instituído, a fim de criar o novo. Essa visão ultrapassa a dimensão de indivíduo, buscando uma análise “de campo” influenciado pela sociologia. As clássicas tarefas do professor passam à responsabilidade do grupo, porque a noção de autogestão supõe a atividade instituinte dos alunos. Critica severamente a burocracia, típica expressão do poder, que instaura a hierarquia, “coisifica” as pessoas e cristaliza toda ação.

·                     Teoria não-diretiva (psicológica)
Representantes: Neill, Rogers
Consideram-se os enfoques encontrados predominantemente no sujeito. O ensino centrado no aluno, centrada no desenvolvimento da personalidade do indivíduo, em seus processos de construção e organização pessoal da realidade. A autenticidade será a principal ferramenta do educador que conduzirá o aluno à aprendizagem significava. ensinar é mais que transmitir conhecimento – é despertar a curiosidade, é instigar o desejo de ir além do conhecido. É desafiar a pessoa a confiar em si mesmo e dar um novo passo em busca de mais. É educar para a vida e para novos relacionamentos.
O professor passa a ser considerado um facilitador da aprendizagem, não mais aquele que transmite conhecimento, e sim aquele que auxilia os educandos a aprender a viver como indivíduos em processo de transformação. O educando é instado, forçado a buscar o seu próprio conhecimento, consciente de sua constante transformação. O que um facilitador ensina aos educandos é buscar o seu próprio conhecimento, para tornar-se independente e produtor de seu próprio processo cognitivo. Para ser um bom facilitador é preciso ter ou desenvolver algumas qualificações: autenticidade, o apreço, a aceitação e confiança, compreensão empática, que ocorre quando o facilitador deixa o julgamento de lado e compreende o educando, tornando a aprendizagem significativa.
Tanto Rogers quanto Neill tiveram como diferencial em seu pensamento a idéia de que a criança não aprende sobre pressão ou medo, o ser humano é curioso por natureza, então para saciar esta necessidade vai em busca do conhecimento, procura respostas para suas dúvidas cotidianas, aprende através da experimentação. Estes pensadores concordam que uma educação que possa resultar em uma experimentação negativa, frustante está fadada ao fracasso, entretanto uma educação livre demais, satisfatória por excesso também está destinada ao mesmo fim.
A escola deve servir de exemplo para as relações externas aquele ambiente, proporcionando ao ser humano um desenvolvimento integral e autoconsciente.
Modelo de aplicação da Pedagogia Anti-autoritária:

ABORDAGEM
HUMANISTA
Carecteristicas Gerais
“Ensino centrado no aluno”
A criança se desenvolve sem a influencia do aluno, ela se auto conhece e o professor é um guia auxiliador.

Homem
O homem sabe que é um projeto permanente e inacabado. O aprendizado vem da experimentação.

Mundo
A concepção de mundo é relativa, cada homem enxerga o mundo baseado em suas experiencias pessoais.

Sociedade-Cultura
Rogers ao contrario de Skinner, acredita que a única autoridade necessária é estabelecer qualidade de relacionamento interpessoal.

Conhecimento
Ao experimentar, o homem conhece. A curiosidade é natural ao homem, ele busca seu proprio conhecimento.

Educação
O ensino está centrado no aluno e em sua propria capacidade de absorção deste conhecimento. Tudo que estiver a serviço do crescimento pessoal, interpessoal e intergrupal é educação.

Escola
Oferece condições que possibilitem a autonomia do aluno, onde as leis são estabelecidas por um parlamento escolar.

Ensino-aprendizagem
O ensino centrado na pessoa implica tecnicas de dirigir sem dirigir. Dirigir a pessoa a sua propria experiencia para se estruturar e agir.

Professor-aluno
O professor não precisa obter competencias e conhecimentos, se desenvolvem em relaçao as concepções de si proprio e não decorrente de um curriculo que lhe é imposto.

Metodologia
Não se enfatiza técnica ou método para se facilitar a aprendizagem. Os recursos transformam os alunos em receptáculos de informações, desta forma, privilegiando a dimensão cognitiva em detrimento da emocional.

Avaliação
O humanismo defende que o aluno se auto-avalie, pois só o individuo pode conhecer realmente a sua experiencia.



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