sábado, 26 de novembro de 2011

O que são fábulas?



   Podemos observar que, em algum momento em nosso Blog, foi postada uma fábula. Ao escolher uma fábula entre tantos outros meios de comunicar uma idéia ou sentimento, pensamos que, por este Blog ser destinado a pessoas que se interessam pela educação em geral, sejam estudantes, professores ou pessoas ligadas ao tema, estes tenham interesse por este tipo literário, pois a fábula vem, conforme sabemos, veicular uma norma de conduta para a vida humana que, para expressar suas emoções e sentimentos, contêm um fundo moral para a educação humana e criticam os valores de nossa sociedade. Em outras palavras, a fábula pode ser usada como um instrumento para educar.
Por se tratarem de histórias curtas e que, em sua maioria, os animais são personagens principais, os quais, nestas histórias, sentem, pensam e agem como seres humanos, as fábulas são consideradas ritos de passagem que permitem às crianças a lidarem com o presente, preparando-a para enfrentar a vida e sair para um mundo adulto e real. São, enfim, historias provenientes de vários povos e culturas, transpostas do mundo animal para o humano, fazendo com que as crianças de todo mundo, vençam eventuais barreiras geográficas ou linguísticas.
Enfim, podemos afirmar que as fábulas podem ser usadas com um instrumento educacional e de fácil compreensão e aceitação não só para o trato com as crianças, mas até para com adultos. Estarmos abertos a este tipo de literatura, nos torna mais suceptíveis a compreender nossas emoções e sentimentos, pois espelham nossa essência humana.


Referências:




Por Márcio Luiz Domingues

Aluno do Curso de Pedagogia da UFJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário