quarta-feira, 9 de novembro de 2011

WIKI - Grupo 07

A importância da contribuição dos blogs na educação 
Análise de blogs


        No cotidiano que vivemos hoje, as relações sociais (pessoais e profissionais) não se limitam ao presencial, o dia a dia também é vivido no ambiente virtual. Abrimos as portas da nossa vida para um universo infinito de informações e possibilidades através da internet . É preciso saber utilizá-la.
Quanto mais novo o cidadão, mais tecnologias estão a seu dispor. Quem já passou dos 25 anos lembra como o acesso à informação e consequentemente a educação era limitada. As referências bibliográficas de trabalhos e projetos acadêmicos se limitavam as enciclopédias e dicionários. Poucos estudantes (e professores) obtinham acesso a livros específicos do tema estudado.
Em nosso país, livros são caros. As fontes de pesquisa se limitavam a idas às bibliotecas, todas bibliotecas, pois era preciso percorrer a cidade através de informação.
        A internet possibilita conseguirmos acesso com apenas um click.
É com um click, que pode facilitar o estudo e a aprendizagem do aluno como por exemplo a utilização de blogs educativos, que usam boas escritas, linguagem e imagens e informações adequadas aos estudante, ou seja utilizado recursos audiovisuais que possam chamar a atenção do jovem pra aquele momento tão valioso o estudo.Mas contudo,este click deve ser peneirado, existe excesso de informação disponível na rede, informações estas que, para ter qualidade, precisam ser filtradas.
        Entra a importância da educação no ambiente virtual: o jovem precisa de amparo do seu tutor para saber escolher o que utilizar na rede, o professor precisa estar capacitado para adentrar neste universo, acompanhando e auxiliando seus alunos.Assim deve analisar o contéudo e o blog em si para poder sugerir e trabalhar com esse aluno nesse tipo de ambiente e a partir daí, também possibilitar o aluno de produzir o seu.Mas algumas características são importantes de serem observadas em um blog que será usado em um contexto educacional.
        Diante disso, fizemos uma análise do blog "Dúvida Metódica" com o intuito de observar essa possibilidade de utilização para a educação.Apesar de não ser atrativo visualmente, tem uma aparência bastante séria para um site dedicado ao compartilhamento de materiais voltados para o estudo e para o ensino da Filosofia no ensino médio.Por trabalhar com alunos desta faixa etária, o design poderia ser mais leve e agradável. Apesar disto, o ambiente pesquisado foi de fácil navegação e as informações nele disponibilizadas se mostraram extremamente claras e objetivas. Ou seja, o layout da página não é de agradar os olhos, em um primeiro momento (visto com olhos pré-conceituosos) aparenta ter um conteúdo desinteressante, pois nem o design, nem a escolha de cores, nem a disposição dos conteúdos são interessantes.
        O site não apresenta possibilidade de correção do conteúdo publicado, nem tampouco possibilidade de inclusão de novos elementos. As informações nele contidas são claras e objetivas e possui facilidade para leitura da tela. Aparenta uso de ilustrações, de cores, de animação e imagens um pouco limitado, contudo de maneira positiva, sendo que vídeos e recursos sonoros não foram encontrados. Na página inicial, para acessar o conteúdo disponível, existe integração do programa com um link para outro domínio do mesmo site. Tanto na página inicial, quanto nas " linkadas " existe espaço para comentários de leitores. Existe a integração do programa com outros recusros e os espaços para interação estão dispnibilizados no ambiente de maneira acessível.
        O Dúvida Metódica é atualizado com frequência e não é perceptível a presença de erros. A proposta do blog como recurso educacional dedicado ao ensino da Filosofia possui temas diversos, bem escolhidos para o aprofundamento em diversos campos onde a Filosofia atua, bem adequados ao ensino desta disciplina a alunos do ensino médio, com linguagem acessivel a este público. Não foram detectados erros de conteúdo.Ná página principal, no canto esquerdo é possível ler o objetivo do uso do Blog como recurso educacional:


"O objectivo deste blogue é partilhar ideias e materiais com alunos, professores e outros eventuais interessados. Ideias e materiais úteis para o estudo e para o ensino da Filosofia no ensino secundário.
A filosofia para muitos jovens é considerada uma matéria chata como eles mesmo dizem, mas o blog utiliza a matéria elaborando textos, imagens que chamam a atenção dos estudantes. Mas para que esse processo aconteça, o blog utiliza métodos que facilitam o entendimento e a aprendizagem dessa disciplina para o estudante.
O blogue constitui também um instrumento de trabalho que os autores e os seus alunos utilizam, em casa e nas aulas, como complemento dos Manuais adoptados na escola.
Mais raramente, também poderá surgir uma ou outra opinião sobre o estado a que isto chegou.
Críticas e sugestões são bem-vindas."
http://duvida-metodica.blogspot.com/

        Nos textos apresentados, foram abordado algumas questões filosóficas, bem adequadas às necessidades curriculares escolares. E a linguagem está adequada aos usuários, assim como o vocabulário,porém contem alguns erros ortográficos.Esta atividade é muito importante para a formação de futuros pedagogos/professores, porque aponta para a necessidade do profissional da educação fazer uma análise aprofundada dos sites educacionais existentes, neste caso, os Blogs.
        Através desta atividade, é possível levantar critérios para avaliação dos recursos educacionais disponíveis nos Blogs dedicados a temas relativos à Educação. É importante, como futuros pedagogos/professores, estarmos atentos para a existência destes recursos para a Educação.
        Nos dias atuais, não tem como negligenciar a existência dos recursos digitais no campo educacional. Apesar de muitos educadores e futuros educadores ainda resistirem ao uso da tecnologia digital, devemos ter em mente que a geração atual é uma geração digital e como tal, mergulhada no universo online.
        Portanto, nada melhor do que podermos lançar mão de tais recursos para executarmos um trabalho educacional de qualidade, baseado na integração e troca dos conhecimentos. E para tal, devemos conhecer os recursos educacionais existentes e principalmente, termos condições de avaliá-los.Por isso, esta atividade nos dá dicas interessantes de como avaliar Blogs pedagógicos ou relacionados a este tema, no sentido de observarmos aspectos estéticos, técnicos e pedagógicos: se os mesmos atingem o objetivo real deste recurso, que é o de fornecer informações específicas no campo educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário