sexta-feira, 4 de novembro de 2011

“Guia do Estudante” classifica 22 cursos da UFJF entre os melhores do país Pedagogia está entre os muito bons!

Vinte e dois cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entraram na lista dos melhores do país, conforme o novo “Guia do Estudante 2012”. A publicação é uma das mais importantes do país na área e sua avaliação se baseia na média de conceitos obtidos pelas graduações a partir de pesquisa de opinião realizada com coordenadores de cursos e professores especializados.
Cursos considerados excelentes pelo guia receberam cinco estrelas. Os muito bons, quatro. E os bons, três. Na UFJF, Ciências Econômicas, Direito, Pedagogia e Serviço Social conquistaram cinco estrelas. Administração, Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Geografia, História, Jornalismo (Comunicação Social), Letras e Psicologia ganharam quatro estrelas. Com três, foram Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais, Educação Física, Medicina e Odontologia.
A publicação avaliou apenas os cursos presenciais que possuem modalidade bacharelado, salvo Pedagogia e Educação Física. Outro critério de exigência é que possuíssem turmas formadas há, pelo menos, um ano e com previsão de vagas abertas para o ano seguinte. Por isso, cursos novos e sem turma graduada não entraram na lista, tais como Nutrição, Engenharia Mecânica, Música, Ciências Contábeis, Ciências Exatas, Engenharia Sanitária e Ambiental e Sistemas de Informação.
Docentes qualificados
Na visão do professor Lourival Batista, diretor da Faculdade de Economia, que recebeu cinco estrelas, o resultado é fruto da boa qualificação dos docentes. “Isto se dá pelo fato de, atualmente, quase a totalidade dos nossos professores ter doutorado. Além disso, com a pós-graduação se consolidando, acontece maior intercâmbio com a graduação. O resultado é que os nossos alunos têm mais contato com pesquisas, o que amplia o horizonte de conhecimento deles.”
Para a aluna do oitavo período de Serviço Social Maiara Batista, a articulação entre o ensino e a vivência da profissão é o forte da formação no curso escolhido por ela. “O conteúdo das disciplinas e os professores estão atrelados com as lutas de entidades, como os conselhos Regional e Federal do Serviço Social e a Associação Brasileira de Pesquisa em Serviço Social. Isso permite que o estudante saia da bolha universitária e tenha experiência com a realidade da profissão.”
De acordo com a coordenadora do curso de Direito, Aline Araújo Passos, o reconhecimento por parte do “Guia do Estudante” é fruto da “tabelinha” entre os professores e os graduandos. “Temos alunos muito bem informados que nos dão o retorno no dia a dia da sala de aula. Com isso, podemos melhorar o curso. Os prêmios são consequência do trabalho.”
Estudante do terceiro período de Pedagogia Analina Alves de Oliveira destaca a exigência dos professores e a experiência dos grupos de pesquisa na formação. “Os professores não dão folga, cobram muito. Não tem como se sair bem nas avaliações se não souber os conteúdos e apresentar trabalhos de qualidade. E os grupos de pesquisa permitem um conhecimento amplo, unindo a sala de aula com os trabalhos de campo.”
Ao todo, 10.692 cursos foram avaliados. Menos da metade, 4.329, recebeu estrelas. Os cursos considerados excelentes (cinco estrelas) foram apenas 485; muito bons (quatro estrelas) 1.432; e bons (três) 2.412.
Outras avaliações
A UFJF também demonstra bom desempenho em outras avaliações, tanto em âmbito nacional quanto internacional. No mês passado, a organização britânica QS (Quacquarelli Symonds) classificou a Federal de Juiz de Fora como a 95ª melhor instituição de ensino superior da América Latina. A lista avaliou mais de 250 centros de ensino.
No último resultado do Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), que considera cursos de graduação, pós-graduação, infraestrutura e opinião de estudantes, a Universidade ficou entre as 20 melhores instituições de ensino superior do Brasil. Nas últimas três avaliações do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade) com resultado publicado, 14 cursos estão os dez primeiros do país

Nenhum comentário:

Postar um comentário